Directamente da Escócia, uma narrativa digital que tem por base um conjunto de desenhos.
Pronúncias à parte, um trabalho acessível a todas as idades. Será?
16 comentários:
Anónimo
disse...
Este tipo de trabalho poderá ser realizado em todos os anos de escolaridade, uma vez que é construido a partir dos desenhos que os alunos fazem, diariamente, baseados histórias ou mesmo de tema livre. Isto faz-se em qualquer ano de escolaridade. Acho que é uma forma de utilizar os desenhos como recurso para a elaboração de uma narrativa. A este trabalho falta um pouco de vida.
Com que então Escócia, gente fina! E nós aqui no meio deste nevoeiro.
Acho que sim, porque permite associar aos desenhos palavras, frases,textos... Por outro lado os desenhos organizados com sequência estruturam ideias e ajudam a desenvolver a linguagem, ajudam a construir uma história, que tanto poderá ser explorada oralmente, como por escrito. Além disso tem toda a vantagem de ser elaborada e explorada pelos próprios (alunos) o que é sem dúvida mais motivante para eles. Quanto à "qualidade" do desenho, nós adultos temos de pensar que a visão da criança é completamente diferente da nossa. Nós podemos considerar que o desenho está "mal feito", mas a criança considerar que "representa bem" a sua ideia. Conceição
Este tipo de trabalho pode ser perfeitamente realizado em qualquer ano de escolaridade. É um trabalho interessante, feito a partir dos desenhos dos próprios alunos e como tal dá para explorar uma infinidade de temas e assuntos. Pode ser explorado só a nível oral com os mais pequenos e a nível oral e escrito com os maiores.Achei engraçado mas haja tempo para fazer tudo o que achamos engraçado e interessante. Isabel
Escócia...Escócia...Que pronúncia... Os desenhos eram engraçados e claro se realizados pelos alunos têm maior valor. Pode-se realizar este trabalho com qualquer ano de escolaridade, a nível da oralidade ou escrita (poema,conto...).
Pronúncias à parte, um trabalho acessível a todas as idades. Será? Como acabei de dizer para mim esta a ser muito complicado com este primeiro ano criar o que quer que seja, tenho crianças dificeis a nivel comportamental e um autista que não tem qualquer apoio. Pedi inclusive a uma colega da escola que viesse a minha sala ler uma história pois está envolvida num projecto de leitura e o resultado foi negativo. Os meus alunos mostraram um desinteresse total e quando lhes pedi que recontassem a história através de desenhos ainda foi pior. Respostas como que seca; não gosto de desenhar; ou então fazerem uns rabiscos no papel e dizer que já fizeram, foi muito triste. Não sei o que fazer. Sónia
Olá Sónia, Lamento as dificuldades que estás a sentir com a tua turma, no entanto, em relação a esta Oficina de Formação não tens problemas. A minhas sugestão é que faças tu, sozinha, uma história no Photo Storye depois podes apresentá-la aos alunos e ver como reagem. Não stresses que tudo se resolve. Bom trabalho
Apesar desta tarefa não ter cativado minimamente os nossos filhos (mal começaram a ouvir a história olharam um para o outro com ar intrigado e depois para nós, dando uma gargalhada e, nessa altura, o Tiago disse que era Inglês e não conseguimos que eles a vissem até ao fim), nós considerámo-la interessante e capaz de promover não só as capacidades artísticas como também a compreensão, interpretação e criatividade dos nossos alunos. Carla Sousa e Cristina Dutra
Muitos parabéns Anabela, porque mesmo na Escócia estavas a pensar na tua formação e o que nos poderias apresentar de lá. Os desenhos são valorizados por serem os das crianças, coisas que os nossos alunos também são capazes de fazer.Ângela
Também tenho um 1º ano. É mais complicado trabalhar no photostory com este nível etário. Acho este trabalho acessível a todas as idades, é mais uma questão de criatividade. Por acaso, considero que esta é cada vez menor. (Procura-se criatividade!!!!)
Acho que é acessível a todas as idades, porque desenhar todas as crianças conseguem, desde que estejam com atenção à história que lhes é apresentada. Esta actividade permite desenvolver a capacidade de desenho, bem como a criatividade.
Pois, acessível é certamente, agora resta ao adulto ter um grande domínio do seu tempo para poder fazer todas as coisas "bonitas" que vê serem possíveis de serem executadas.Neste momento, sinto-me um pouco perdida no meu domínio do tempo.
Pois, tal como algumas colegas já referiram, faltam-nos tempo para realizar tanto... tenho 3º e um 2º ano de escolaridade(para esquecer...), tenho formação ao nível do novo programa de Matemática para o 3ºAno e todas as semanas saio de lá com imensas tarefas para aplicar, conclusão sinto que as outras matérias estão a ser afectadas, pela negativa, claro.Estou a ficar um pouco ansiosa...enfim, desculpa o desabafo, mas por vezes é necessário. Relativamente à questão que nos foi colocada, acho que este tipo de trabalho pode ser executado em qualquer ano de escolaridade. É um trabalho interessante e dá para explorar vários temas.Adelaide Rocha
Acho que é um trabalho acessível a todas as idades. É uma tarefa muito interessante e permite explorar várias temáticas. É pena nem sempre ser possível desenvolver actividades deste genero por falta de tempo. Matilde
Este trabalho é acessivel a todas as idades, o resultado é que pode ser menos apelativo. Mesmo assim, o que é importante é o processo, a forma como os alunos aderem e o entusiasmo que mostram! Posso afirmar que são muito exigentes e críticos. Depois ao verem o seu trabalho ser admirado pelos outros sentem uma grande satisfação! Dulce
Realmente uma história com uma pronúncia quase imperceptível. Para mim, que sou adulta, achei a história algo desinteressante porque a pronúncia estava a desviar a minha atenção. Por isso, não sei até que ponto não acontecerá o mesmo aos nossos alunos. Contudo, considero que uma imagem vale mais do que mil palavras e, portanto, acho que é um trabalho acessível a todas as idades no trabalho com a imagem. Podemos desenvolver a oralidade, a imaginação, a criatividade, a escrita,numa fase seguinte à exploração oral, os diferentes tipos de texto, e até trabalhar áreas como a Cidadania. Enfim, tirando a fala, que considero que seria uma fonte de distracção para os meus alunos, que são do 1º e 2º anos, acho que as imagens poderiam potenciar outro tipo de trabalho. Ana Patrícia
16 comentários:
Este tipo de trabalho poderá ser realizado em todos os anos de escolaridade, uma vez que é construido a partir dos desenhos que os alunos fazem, diariamente, baseados histórias ou mesmo de tema livre. Isto faz-se em qualquer ano de escolaridade. Acho que é uma forma de utilizar os desenhos como recurso para a elaboração de uma narrativa.
A este trabalho falta um pouco de vida.
Com que então Escócia, gente fina!
E nós aqui no meio deste nevoeiro.
Rute
Acho que sim, porque permite associar aos desenhos palavras, frases,textos... Por outro lado os desenhos organizados com sequência estruturam ideias e ajudam a desenvolver a linguagem, ajudam a construir uma história, que tanto poderá ser explorada oralmente, como por escrito. Além disso tem toda a vantagem de ser elaborada e explorada pelos próprios (alunos) o que é sem dúvida mais motivante para eles. Quanto à "qualidade" do desenho, nós adultos temos de pensar que a visão da criança é completamente diferente da nossa. Nós podemos considerar que o desenho está "mal feito", mas a criança considerar que "representa bem" a sua ideia.
Conceição
Também considero que o tema é actual. Traduz uma realidade e uma problemática que interessa a todas as idades.
Conceição
Este tipo de trabalho pode ser perfeitamente realizado em qualquer ano de escolaridade. É um trabalho interessante, feito a partir dos desenhos dos próprios alunos e como tal dá para explorar uma infinidade de temas e assuntos. Pode ser explorado só a nível oral com os mais pequenos e a nível oral e escrito com os maiores.Achei engraçado mas haja tempo para fazer tudo o que achamos engraçado e interessante. Isabel
Escócia...Escócia...Que pronúncia... Os desenhos eram engraçados e claro se realizados pelos alunos têm maior valor. Pode-se realizar este trabalho com qualquer ano de escolaridade, a nível da oralidade ou escrita (poema,conto...).
Mónica
Pronúncias à parte, um trabalho acessível a todas as idades. Será?
Como acabei de dizer para mim esta a ser muito complicado com este primeiro ano criar o que quer que seja, tenho crianças dificeis a nivel comportamental e um autista que não tem qualquer apoio.
Pedi inclusive a uma colega da escola que viesse a minha sala ler uma história pois está envolvida num projecto de leitura e o resultado foi negativo. Os meus alunos mostraram um desinteresse total e quando lhes pedi que recontassem a história através de desenhos ainda foi pior. Respostas como que seca; não gosto de desenhar; ou então fazerem uns rabiscos no papel e dizer que já fizeram, foi muito triste. Não sei o que fazer.
Sónia
Olá Sónia,
Lamento as dificuldades que estás a sentir com a tua turma, no entanto, em relação a esta Oficina de Formação não tens problemas. A minhas sugestão é que faças tu, sozinha, uma história no Photo Storye depois podes apresentá-la aos alunos e ver como reagem.
Não stresses que tudo se resolve.
Bom trabalho
Anabela
Apesar desta tarefa não ter cativado minimamente os nossos filhos (mal começaram a ouvir a história olharam um para o outro com ar intrigado e depois para nós, dando uma gargalhada e, nessa altura, o Tiago disse que era Inglês e não conseguimos que eles a vissem até ao fim), nós considerámo-la interessante e capaz de promover não só as capacidades artísticas como também a compreensão, interpretação e criatividade dos nossos alunos.
Carla Sousa e Cristina Dutra
Muitos parabéns Anabela, porque mesmo na Escócia estavas a pensar na tua formação e o que nos poderias apresentar de lá. Os desenhos são valorizados por serem os das crianças, coisas que os nossos alunos também são capazes de fazer.Ângela
Também tenho um 1º ano. É mais complicado trabalhar no photostory com este nível etário. Acho este trabalho acessível a todas as idades, é mais uma questão de criatividade. Por acaso, considero que esta é cada vez menor.
(Procura-se criatividade!!!!)
Acho que é acessível a todas as idades, porque desenhar todas as crianças conseguem, desde que estejam com atenção à história que lhes é apresentada.
Esta actividade permite desenvolver a capacidade de desenho, bem como a criatividade.
Pois, acessível é certamente, agora resta ao adulto ter um grande domínio do seu tempo para poder fazer todas as coisas "bonitas" que vê serem possíveis de serem executadas.Neste momento, sinto-me um pouco perdida no meu domínio do tempo.
Pois, tal como algumas colegas já referiram, faltam-nos tempo para realizar tanto... tenho 3º e um 2º ano de escolaridade(para esquecer...), tenho formação ao nível do novo programa de Matemática para o 3ºAno e todas as semanas saio de lá com imensas tarefas para aplicar, conclusão sinto que as outras matérias estão a ser afectadas, pela negativa, claro.Estou a ficar um pouco ansiosa...enfim, desculpa o desabafo, mas por vezes é necessário.
Relativamente à questão que nos foi colocada, acho que este tipo de trabalho pode ser executado em qualquer ano de escolaridade. É um trabalho interessante e dá para explorar vários temas.Adelaide Rocha
Acho que é um trabalho acessível a todas as idades. É uma tarefa muito interessante e permite explorar várias temáticas.
É pena nem sempre ser possível desenvolver actividades deste genero por falta de tempo.
Matilde
Este trabalho é acessivel a todas as idades, o resultado é que pode ser menos apelativo. Mesmo assim, o que é importante é o processo, a forma como os alunos aderem e o entusiasmo que mostram! Posso afirmar que são muito exigentes e críticos. Depois ao verem o seu trabalho ser admirado pelos outros sentem uma grande satisfação!
Dulce
Realmente uma história com uma pronúncia quase imperceptível.
Para mim, que sou adulta, achei a história algo desinteressante porque a pronúncia estava a desviar a minha atenção. Por isso, não sei até que ponto não acontecerá o mesmo aos nossos alunos. Contudo, considero que uma imagem vale mais do que mil palavras e, portanto, acho que é um trabalho acessível a todas as idades no trabalho com a imagem. Podemos desenvolver a oralidade, a imaginação, a criatividade, a escrita,numa fase seguinte à exploração oral, os diferentes tipos de texto, e até trabalhar áreas como a Cidadania. Enfim, tirando a fala, que considero que seria uma fonte de distracção para os meus alunos, que são do 1º e 2º anos, acho que as imagens poderiam potenciar outro tipo de trabalho.
Ana Patrícia
Enviar um comentário