http://www.imagedoll.com/show.php/38896_cursor.swf.html

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

5º Desafio

Directamente da Escócia, uma narrativa digital que tem por base um conjunto de desenhos.
Pronúncias à parte, um trabalho acessível a todas as idades. Será?

16 comentários:

Anónimo disse...

Este tipo de trabalho poderá ser realizado em todos os anos de escolaridade, uma vez que é construido a partir dos desenhos que os alunos fazem, diariamente, baseados histórias ou mesmo de tema livre. Isto faz-se em qualquer ano de escolaridade. Acho que é uma forma de utilizar os desenhos como recurso para a elaboração de uma narrativa.
A este trabalho falta um pouco de vida.

Com que então Escócia, gente fina!
E nós aqui no meio deste nevoeiro.

Rute

Anónimo disse...

Acho que sim, porque permite associar aos desenhos palavras, frases,textos... Por outro lado os desenhos organizados com sequência estruturam ideias e ajudam a desenvolver a linguagem, ajudam a construir uma história, que tanto poderá ser explorada oralmente, como por escrito. Além disso tem toda a vantagem de ser elaborada e explorada pelos próprios (alunos) o que é sem dúvida mais motivante para eles. Quanto à "qualidade" do desenho, nós adultos temos de pensar que a visão da criança é completamente diferente da nossa. Nós podemos considerar que o desenho está "mal feito", mas a criança considerar que "representa bem" a sua ideia.
Conceição

Anónimo disse...

Também considero que o tema é actual. Traduz uma realidade e uma problemática que interessa a todas as idades.
Conceição

Anónimo disse...

Este tipo de trabalho pode ser perfeitamente realizado em qualquer ano de escolaridade. É um trabalho interessante, feito a partir dos desenhos dos próprios alunos e como tal dá para explorar uma infinidade de temas e assuntos. Pode ser explorado só a nível oral com os mais pequenos e a nível oral e escrito com os maiores.Achei engraçado mas haja tempo para fazer tudo o que achamos engraçado e interessante. Isabel

Anónimo disse...

Escócia...Escócia...Que pronúncia... Os desenhos eram engraçados e claro se realizados pelos alunos têm maior valor. Pode-se realizar este trabalho com qualquer ano de escolaridade, a nível da oralidade ou escrita (poema,conto...).

Mónica

sonja disse...

Pronúncias à parte, um trabalho acessível a todas as idades. Será?
Como acabei de dizer para mim esta a ser muito complicado com este primeiro ano criar o que quer que seja, tenho crianças dificeis a nivel comportamental e um autista que não tem qualquer apoio.
Pedi inclusive a uma colega da escola que viesse a minha sala ler uma história pois está envolvida num projecto de leitura e o resultado foi negativo. Os meus alunos mostraram um desinteresse total e quando lhes pedi que recontassem a história através de desenhos ainda foi pior. Respostas como que seca; não gosto de desenhar; ou então fazerem uns rabiscos no papel e dizer que já fizeram, foi muito triste. Não sei o que fazer.
Sónia

Anabela Santos disse...

Olá Sónia,
Lamento as dificuldades que estás a sentir com a tua turma, no entanto, em relação a esta Oficina de Formação não tens problemas. A minhas sugestão é que faças tu, sozinha, uma história no Photo Storye depois podes apresentá-la aos alunos e ver como reagem.
Não stresses que tudo se resolve.
Bom trabalho

Anabela

Anónimo disse...

Apesar desta tarefa não ter cativado minimamente os nossos filhos (mal começaram a ouvir a história olharam um para o outro com ar intrigado e depois para nós, dando uma gargalhada e, nessa altura, o Tiago disse que era Inglês e não conseguimos que eles a vissem até ao fim), nós considerámo-la interessante e capaz de promover não só as capacidades artísticas como também a compreensão, interpretação e criatividade dos nossos alunos.
Carla Sousa e Cristina Dutra

Anónimo disse...

Muitos parabéns Anabela, porque mesmo na Escócia estavas a pensar na tua formação e o que nos poderias apresentar de lá. Os desenhos são valorizados por serem os das crianças, coisas que os nossos alunos também são capazes de fazer.Ângela

Manu disse...

Também tenho um 1º ano. É mais complicado trabalhar no photostory com este nível etário. Acho este trabalho acessível a todas as idades, é mais uma questão de criatividade. Por acaso, considero que esta é cada vez menor.
(Procura-se criatividade!!!!)

MSSFG disse...

Acho que é acessível a todas as idades, porque desenhar todas as crianças conseguem, desde que estejam com atenção à história que lhes é apresentada.
Esta actividade permite desenvolver a capacidade de desenho, bem como a criatividade.

Adelaide Mendes disse...

Pois, acessível é certamente, agora resta ao adulto ter um grande domínio do seu tempo para poder fazer todas as coisas "bonitas" que vê serem possíveis de serem executadas.Neste momento, sinto-me um pouco perdida no meu domínio do tempo.

Anónimo disse...

Pois, tal como algumas colegas já referiram, faltam-nos tempo para realizar tanto... tenho 3º e um 2º ano de escolaridade(para esquecer...), tenho formação ao nível do novo programa de Matemática para o 3ºAno e todas as semanas saio de lá com imensas tarefas para aplicar, conclusão sinto que as outras matérias estão a ser afectadas, pela negativa, claro.Estou a ficar um pouco ansiosa...enfim, desculpa o desabafo, mas por vezes é necessário.
Relativamente à questão que nos foi colocada, acho que este tipo de trabalho pode ser executado em qualquer ano de escolaridade. É um trabalho interessante e dá para explorar vários temas.Adelaide Rocha

Anónimo disse...

Acho que é um trabalho acessível a todas as idades. É uma tarefa muito interessante e permite explorar várias temáticas.
É pena nem sempre ser possível desenvolver actividades deste genero por falta de tempo.
Matilde

Anónimo disse...

Este trabalho é acessivel a todas as idades, o resultado é que pode ser menos apelativo. Mesmo assim, o que é importante é o processo, a forma como os alunos aderem e o entusiasmo que mostram! Posso afirmar que são muito exigentes e críticos. Depois ao verem o seu trabalho ser admirado pelos outros sentem uma grande satisfação!
Dulce

Anónimo disse...

Realmente uma história com uma pronúncia quase imperceptível.
Para mim, que sou adulta, achei a história algo desinteressante porque a pronúncia estava a desviar a minha atenção. Por isso, não sei até que ponto não acontecerá o mesmo aos nossos alunos. Contudo, considero que uma imagem vale mais do que mil palavras e, portanto, acho que é um trabalho acessível a todas as idades no trabalho com a imagem. Podemos desenvolver a oralidade, a imaginação, a criatividade, a escrita,numa fase seguinte à exploração oral, os diferentes tipos de texto, e até trabalhar áreas como a Cidadania. Enfim, tirando a fala, que considero que seria uma fonte de distracção para os meus alunos, que são do 1º e 2º anos, acho que as imagens poderiam potenciar outro tipo de trabalho.
Ana Patrícia