Na semana passada, explorámos histórias sem imagens. Esta semana proponho uma história sem texto: Um Dia na Praia.
O StoryTelling pode assumir diversas formas. Que aplicações pedagógicas propõem para este tipo de histórias?
16 comentários:
Anónimo
disse...
Uma das aplicações pedagógicas consiste em construir um texto contando a história, após ouvir os alunos a contá-la oralmente. É um trabalho muito interessante! Dulce
Na minha opinião, este tipo de história permite fazer com os alunos a interpretação oral das imagens para uma posterior elaboração escrita do texto, que será a narração das imagens.
Apesar de ter diferentes aplicações pedagógicas, acho que não é muito apelativo.Faz me lembrar os filmes mudos a preto e branco.
Na minha opinião, penso que o filme só por si chamaria a atenção dos alunos pelo facto de ser simplesmente diferente dos que lhes costumam ser apresentados. Quanto a aplicações pedagógicas, é óbvio que daria para explorar oralmente as imagens e redigir posteriormente um texto escrito; poderíamos até alterar o final da história, porque não? Daria para desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos, até porque dá para parar e colocar os alunos a imaginarem as cenas que se seguiriam. Para além destas aplicações, considero que poderíamos explorar temas como a poluição e a reutilização dos objectos. Achei interessante. Quem me dera ter tempo para utilizar e explorar todas estas ferramentas.
Esta história servirá para os alunos desenvolverem a oralidade e a escrita. Poderão relatar os acontecimentos da sequência das imagens; poderão produzir textos (rimas, adivinhas, banda desenhada; lengalengas; avisos; recados);formularem questões; emitirem opiniões; utilizarem a linguagem não verbal;...
Eu gosto particularmente das histórias que não têm imagens e das deste tipo, só com imagens, pois são ferramentas que desenvolvem a criatividade de uma forma mais eficaz. Para além das aplicações pedagógicas já mencionadas pelas colegas, porque não (já que estamos numa acção de formação para utilização das TIC)pedir aos alunos que utilizando essas imagens narrassem e/ou legendassem a história em grupos utilizando a nossa ferramenta? Seria interessante ver os diferentes resultados. Pena que tenho 1º ano, mas ainda os poderia pôr a descrever as figuras...
As histórias sem texto dão espaço aos alunos para desenvolver a sua criatividade.É uma actividade que eu poderia fazer com alunos do 3º e 4º anos, uma vez que já dominam a técnica da escrita. Marcela
Apesar dos desenhos não serem muito apelativos, é sempre possível fazer a exploração oral e depois escrita da história que as imagens transmitem de acordo com a imaginação dos alunos. Também seria interessantes pô-los a desenhar outras cenas ou sequências de acontecimentos de forma a enriquecer a história, por isso é sempre fácil explorar histórias em qualquer ano de escolaridade. Outra particulridade de exploração é levar para a preservação do ambiente e para a importância e utilidade da reutilização de materiais. Isabel
Este tipo de história permite - nos através das imagens levar os alunos a elaborarem um texto. Apesar de ter diferentes aplicações pedagógicas,este para mim não foi o que me agradou mais no entanto utilizaria para abordar os temas de estudo do meio com os meus alunos do 1.º ano, uma vez que eles iam visualizando as imagens e dizendo o que pensavam. Sónia
Esta nova forma de exploração do “StoryTelling”, na nossa opinião, é bastante interessante e diferente daquelas que eles estão habituados; pois, permite explorar/desenvolver a criatividade, a oralidade e a escrita, mas de uma forma mais lúdica e apelativa, uma vez que, recorre às novas tecnologias. Para além disso, consideramos que este tipo de trabalho seria ótimo para se valorizar o trabalho de grupo e permitir a interdisciplinaridade, especialmente, dos conteúdos programáticos de Estudo do Meio e Cidadania. Cristina Dutra e Carla Soares
Este tipo de história permite desenvolver aspectos como: a criatividade, a oralidade e a escrita; para além de temas normalmente abordados nas áreas do Estudo do Meio e Cidadania.
Este tipo de história permite desenvolver aspectos como: a criatividade, a oralidade e a escrita; para além de temas normalmente abordados nas áreas do Estudo do Meio e Cidadania. Adelaide Rocha(esqueci-me de me identificar).
Esta história foi apresentada, em livro, por um Contador de Histórias que foi à minha escola, o ano passado. É interessante vê-la agora de outra forma. Dá para se ver, como exemplo, de que são tantas as formas de se apresentar as histórias aos alunos.
Ao explorar esta história podemos trabalhar a comunicação oral na exploração das imagens e partir para a escrita de um texto, por exemplo a pares, dependendo do ano de escolaridade.
16 comentários:
Uma das aplicações pedagógicas consiste em construir um texto contando a história, após ouvir os alunos a contá-la oralmente.
É um trabalho muito interessante!
Dulce
Na minha opinião, este tipo de história permite fazer com os alunos a interpretação oral das imagens para uma posterior elaboração escrita do texto, que será a narração das imagens.
Apesar de ter diferentes aplicações pedagógicas, acho que não é muito apelativo.Faz me lembrar os filmes mudos a preto e branco.
Rute
Na minha opinião, penso que o filme só por si chamaria a atenção dos alunos pelo facto de ser simplesmente diferente dos que lhes costumam ser apresentados.
Quanto a aplicações pedagógicas, é óbvio que daria para explorar oralmente as imagens e redigir posteriormente um texto escrito; poderíamos até alterar o final da história, porque não? Daria para desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos, até porque dá para parar e colocar os alunos a imaginarem as cenas que se seguiriam.
Para além destas aplicações, considero que poderíamos explorar temas como a poluição e a reutilização dos objectos.
Achei interessante. Quem me dera ter tempo para utilizar e explorar todas estas ferramentas.
Ana Patrícia
Faz um apelo ao desenvolvimento da criatividade, da oralidade e da escrita.
Esta história servirá para os alunos desenvolverem a oralidade e a escrita. Poderão relatar os acontecimentos da sequência das imagens; poderão produzir textos (rimas, adivinhas, banda desenhada; lengalengas; avisos; recados);formularem questões; emitirem opiniões; utilizarem a linguagem não verbal;...
Na minha opinião tem múltiplas aplicações...
Eu gosto particularmente das histórias que não têm imagens e das deste tipo, só com imagens, pois são ferramentas que desenvolvem a criatividade de uma forma mais eficaz. Para além das aplicações pedagógicas já mencionadas pelas colegas, porque não (já que estamos numa acção de formação para utilização das TIC)pedir aos alunos que utilizando essas imagens narrassem e/ou legendassem a história em grupos utilizando a nossa ferramenta? Seria interessante ver os diferentes resultados. Pena que tenho 1º ano, mas ainda os poderia pôr a descrever as figuras...
As histórias sem texto dão espaço aos alunos para desenvolver a sua criatividade.É uma actividade que eu poderia fazer com alunos do 3º e 4º anos, uma vez que já dominam a técnica da escrita. Marcela
Apesar dos desenhos não serem muito apelativos, é sempre possível fazer a exploração oral e depois escrita da história que as imagens transmitem de acordo com a imaginação dos alunos. Também seria interessantes pô-los a desenhar outras cenas ou sequências de acontecimentos de forma a enriquecer a história, por isso é sempre fácil explorar histórias em qualquer ano de escolaridade. Outra particulridade de exploração é levar para a preservação do ambiente e para a importância e utilidade da reutilização de materiais. Isabel
Este tipo de história permite - nos através das imagens levar os alunos a elaborarem um texto.
Apesar de ter diferentes aplicações pedagógicas,este para mim não foi o que me agradou mais no entanto utilizaria para abordar os temas de estudo do meio com os meus alunos do 1.º ano, uma vez que eles iam visualizando as imagens e dizendo o que pensavam.
Sónia
Este tipo de história permite aos alunos desenvolverem a oralidade e a escrita.
Matilde
Com este tipo de imagens pode-se explorar a poluição que existe nas praias e o que poderemos fazer para evitar isso. Gostei muito da música. Ângela
Esta nova forma de exploração do “StoryTelling”, na nossa opinião, é bastante interessante e diferente daquelas que eles estão habituados; pois, permite explorar/desenvolver a criatividade, a oralidade e a escrita, mas de uma forma mais lúdica e apelativa, uma vez que, recorre às novas tecnologias. Para além disso, consideramos que este tipo de trabalho seria ótimo para se valorizar o trabalho de grupo e permitir a interdisciplinaridade, especialmente, dos conteúdos programáticos de Estudo do Meio e Cidadania.
Cristina Dutra e Carla Soares
Este tipo de história permite desenvolver aspectos como: a criatividade, a oralidade e a escrita; para além de temas normalmente abordados nas áreas do Estudo do Meio e Cidadania.
Este tipo de história permite desenvolver aspectos como: a criatividade, a oralidade e a escrita; para além de temas normalmente abordados nas áreas do Estudo do Meio e Cidadania.
Adelaide Rocha(esqueci-me de me identificar).
Esta história foi apresentada, em livro, por um Contador de Histórias que foi à minha escola, o ano passado. É interessante vê-la agora de outra forma. Dá para se ver, como exemplo, de que são tantas as formas de se apresentar as histórias aos alunos.
Ao explorar esta história podemos trabalhar a comunicação oral na exploração das imagens e partir para a escrita de um texto, por exemplo a pares, dependendo do ano de escolaridade.
Mónica
Enviar um comentário