As histórias em PodCast também fazem parte deste universo do StoryTelling.
Mais uma vez, pretende-se apenas que tomem conhecimento de mais uma ferramenta relacionada com o conceito de StoryTelling e que reflictam sobre as potencialidades da sua utilização.
13 comentários:
Considero eata ferramenta igualmente interessante, no entanto acho que a anterior tem mais potencialidades e se constitui mais atractiva para os alunos uma vez que faz uso da imagem e como sabemos, a maior parte da informação que recebemos e que memorizamos, "entra-nos" através da imagem.
Contudo penso que eles, os alunos, também acharão graça ao facto de também nesta serem eles os protagonistas das histórias e gostarão de se ouvir. Seria engraçado, fazer grupos de trabalho, cada um criar uma história diferente e apresentar à turma utilizando esta ferramenta. Seria igualmente divertido colocá-los a escutar a história e depois combinar com a turma uma encenação da mesma.
Ana Patrícia
Acho esta ferramenta muito interessante, mas continuo a preferir as que podem associar imagem ao respectivo texto. Esta ferramenta «Audacity» é muito evoluida para as minhas capacidades, dava actividades para mais uma oficina de formação. É pena não sabermos utilizar todas as funcionalidades destas ferramentas para a elaboração de trabalhos na sala de aula.
Rute
Para não ser original, faço minhas as palavras das colegas. No entanto, depois de criarmos uma certa bagagem com o Storyboard, porque não evoluir e avançar?
Cindy
Várias potencialidades para o som, que o storyboard não tem: música de fundo e efeitos (montagem de várias gravações). Permite outro tipo de abordagem e de trabalho com os alunos, que também é proveitoso.
Andei a "viajar" pelo concurso Conta-nos uma História e encontrei a história “Caracóis de Ouro e os Três Ursos” recontada pelos alunos de 4 e 5 anos da sala B do Jardim de Infância da EB1/JI Prof. Maximino F. Rocha, no meio de tantas escolas...Parabéns.Quem sabe um dia também incentivo os meus alunos a fazerem um trabalho bonito,assim.
Hoje finalmente cheguei aqui tenho tentado mas não está fácil, acho que desta vez não vou conseguir.
Como tenho 1.º ano esta a ser muito dificil fazer qualquer coisa para além de preparar material para a semana, mas o pior é a coordenação da escola que me deixa de rastos.
Hoje, andei a ver a história da galinha ruiva para contar aos pequenitos depois vou ver o que dá para fazer a hist. no storyboard. Vamos ver o que dá....
Sónia
Também achei esta ferramenta interessante mas menos motivadora para as crianças do que a anterior. Acho estas técnicas girissímas mas o problema é conseguir dominá-las com facilidade. Isabel
O PodCast poderá ser interessante, mas não tive grande disponobilidade para me debruçar sobre esta ferramenta.
conceição
Cá estamos nós outra vez e, novamente, aproveitámos para juntar o útil ao agradável fazendo o nosso trabalho e cuidando dos nossos filhos ao mesmo tempo, por isso, colocámo-lo à prova dos nosso filhotes mas constatámos que não teve tanto exito como o primeiro desafio. No entanto, nós consideramos que é mais uma ferramenta a explorar com os nossos alunos e que eles, de certo, irão gostar mais do resultado final do que os nossos filhos, uma vez que serão eles os próprios protagonistas.
Cristina Dutra e Carla Sousa
Ao ouvir estas histórias recordei algumas da minha infância. Gostei muito. Ângela
Considero as histórias em PodCast menos atractivas que as anteriores, no entanto é mais uma ferramenta que pode vir a ser útil.
Hoje fiz dois em um, tenho tido também algumas dificuldades em conseguir chegar cá pois o tempo quase não dá para nada. Tenho 25 alunos e o tempo completamente espartilhado. Já comecei a trabalhar na língua Portuguesa uma texto com os alunos para trabalhar com o programa, mas eles não t~em colaborado muito, um dia trazem 2 ou 3 o computador, no outro dia já não são os mesmos e não se avança (nem com bilhetes para os pais).
Quanto a este programa, parece interessante, mas no meu caso, "um passo de cada vez". Catarina Sousa
É uma trabalho também muito interessante de realizar com os alunos, mas acho que também tem a sua "carga" de trabalho, deverá ser essencial treinar muito bem a leitura do texto que for para narrar e ao nível da dicção.
Mónica
Enviar um comentário